Como organizar a despensa

Organizar a despensa cá de casa é algo que ou fazemos com alguma frequência ou facilmente a despensa se torna uma confusão. Além disto é algo que nos ajuda a poupar dinheiro e a reduzir o desperdício alimentar.

A despensa é um dos locais da nossa casa onde existe um maior desperdício alimentar e por isso ser tão importante organizar e conservar os alimentos de forma correta.

organizar despensa

Sabem aquelas despensas incríveis dignas de instagram? Então esquece!

Quem já me acompanha há algum tempo sabe que sou apologista de utilizar o que já temos em casa, ou seja, para organizar a vossa despensa não precisam de ir a correr comprar fresquinhos de todos os tamanhos e feitios.

Claro que se é algo que dão valor, força, no entanto, não é de todo necessário. Caso não tenhas recipientes podes sempre ver se a tua mãe ou avó tem alguns que já não utilize ao invés de ir comprar novos.

Outra sugestão é guardar os frascos de doce, polpa de tomate, etc.. porque todos os potes que sejam de vidro podem ser lavados e utilizados para guardar alimentos ou especiarias na despensa.

Limpeza da despensa

Em primeiro lugar é mesmo tirar tudo o que tens na tua despensa. Limpa tudo muito bem e deita fora o que estiver fora da validade. Aqui presta atenção à diferença entre “consumir até” e “consumir de preferência antes de”

Consumir até: Data limite de um produto e a data até quando deve ser consumido

Consumir de preferência até: Data indicativa de duração mínima identificada apenas por mês/ano. O produto pode ser consumido desde que as regras de conservação sejam respeitadas.

Como manter a despensa organizada

Uma das sugestões que dou para conseguires manter a despensa mais organizada é ter todos os artigos em frascos de vidro (os que te falei acima). Além de ficar tudo muito mais organizado, os alimentos ficam bem acondicionados o que permite prolongar a duração dos mesmos e ser mais simples de entender o que já temos disponível e o que temos em falta.

Por consequência, é possível planear e organizar as nossas refeições de forma mais simples e fluida, com menos desperdício alimentar e mais dinheiro na carteira!

despensa organizada

Etiquetar os alimentos na despensa

Depois te ter os alimentos armazenados nos respetivos frascos de vidro vamos então identificar cada alimento.

Podemos utilizar uma caneta de giz liquido que serve para escrever diretamente no vidro e que saí depois com a lavagem ou optar por etiquetas, aqui vão precisar de uma máquina especifica por isso dou sempre preferencia à caneta.

Relativamente ás etiquetas sugiro que além do nome do alimento coloques também a data de validade do mesmo, para que seja mais fácil de gerir.

Organizar a despensa por categoria

Organiza a tua despensa por zonas. Podes ter a zona das farinhas (farinha de trigo, milho, aveia, etc.); a zona dos frutos secos onde tens as nozes, amendoins, amêndoas e manteiga de fruto secos por exemplo; zona da massa; zona do arroz; etc.

Desta forma além de manteres a despensa mais organizada é mais fácil de entender o que está em falta de cada categoria.

Caso tenhas uma despensa pequena, uma forma de organizar é arranjar caixas onde colocar os produtos de cada categoria. Estas caixas podem depois ficar umas por cima das outras para rentabilizar o espaço e manter a organização.

Outras sugestões para organizar a despensa

  • Organizar a despensa uma vez por mês, ou seja, todos os meses é necessário perder um tempinho a organizar, ver o que já não está bom e ver o que está quase a chegar o prazo de validado para que seja consumido rapidamente.
  • Utiliza frascos transparentes para saberes exatamente o que tens em cada um
  • Colocar os alimentos com prazo de validade superior na parte de trás da prateleira.
organizar despensa

Quem está a precisar de dar uma volta à sua despensa? Deixem nos comentários sugestões que achem úteis para ajudar com a organização de esta divisão da nossa casa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos que podes gostar

Salada de pêssego e feta
planear refeições
Frango com ananás

Newsletter

Junta-te a esta comunidade para ter dicas semanais sobre planeamento e preparação de refeições.
Recebe ainda todas as novidades em primeira mão :)