Como planear e preparar refeições?

Um dos desafios de muitas famílias passa por tentar organizar, ou seja, planear e preparar as refeições, de forma a reduzir o tempo e stress durante a semana.

Tenho a certeza que já chegaste a casa cansada depois do trabalho, com zero vontade de cozinhar, sem ideias e acabaste por fazer algo menos saudável ou encomendar comida certo?

Descansa, não és a única 🙂

Assim sendo, Planear e preparação de forma prévia as tuas refeições vai-te ajudar a reduzir esse “stressquando chegas do trabalho, vais conseguir alimentar-te de forma mais saudável e ainda poupar dinheiro ao final do mês.

planear e preparar refeições

O que significa planear e preparar refeições?

Super simples! Muito conhecido como Meal Prep consiste em planear e preparar previamente as refeições ou alimentos, de forma a simplificar a logística durante a semana.

Porquê planear?

Em primeiro lugar esta preparação permite-nos poupar muito tempo durante a semana, pois vais conseguir uma alimentação mais saudável e variada e ainda poupar dinheiro ao final do mês.

O que posso preparar?

Praticamente tudo! Nesse sentido, podes optar por preparar logo as refeições todas para semana ou preparar (cortar/descascar) os alimentos que forma a facilitar os teus cozinhados durante a semana.

Apesar de existir muito o mito de que só se deve descascar os alimento na hora de cozinhar, a verdade é que, a perde de nutrientes não é assim tão significativa.

O que preciso?

Uma cozinha, uns quantos recipientes e vontade! Em primeiro lugar, usa o que tens em casa e vai comprando à medida que sentes necessidade. No entanto, convém teres recipientes de qualidade de forma a manter os alimentos frescos por mais tempo.

Como começar a planear e preparar as minhas refeições?

Vai com calma. Escolhe um dia. Escolhe uma refeição. E põe mãos à obra.

Desse modo, o que custa é começar… quando começas e entender como facilita a tua vida nunca mais vais parar!

 

Faz uma lista dos alimentos que tens em casa

Primeiramente, o que faço sempre é ver o que sobrou da semana anterior, ver o que tenho no frigorifico e na despensa, o que vai reduzir muito as compras que vou fazer para a minha semana.

Explorar receitas e planear a semana

Posteriormente, o segundo passo é pesquisar receitas. Adoro esta etapa! Aqui existem duas opções, ou não tenho nada em casa e pesquiso o que me apetecer, ou, caso já tenha alguns alimentos em casa pesquiso receitas consoante esses ingredientes. neste caso o ideal é fazer uma lista com os alimentos que tenho e ir “riscando” á medida que os tenho nas receitas.

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Fazer uma lista de compras

Esta etapa é muito importante para reduzir o desperdício alimentar. Aqui, o ideal é pegar em todas as receitas e fazer um levantamento dos ingredientes necessários. Por exemplo, podes usar uma aplicação (sugiro a Bring) pois pode ser partilhada por toda a família.

Preparar as tuas refeições

Então, depois de ter feito as compras da semana, o próximo passo é preparar os alimentos, para que a confecção das receitas seja o mais rápida e eficiente durante a semana. aproveita esta etapa para cortar os legumes, arranjar a fruta, cozer ovos, etc.

Hora de preparar as marmitas

Posteriormente de ter tudo preparado, normalmente preparo logo as refeições para segunda e terça feira. As restantes vou cozinhando ao longo da semana, como já tenho tudo preparado acaba por ser super rápido.

Acima de tudo e o mais importante é mesmo começar.

O planeamento e preparação de refeições, tal como qualquer outra coisa é um hábito que com a prática se torna cada vez mais fácil e rápido. Pois aos poucos vais entender quais são as estratégias que melhor se adaptam a ti 🙂

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2 Responses

  1. Olá Sofia, tenho um filho de 17 anos, e eu tenho refluxo ,principalmente com o início do verão. O meu Gonçalo e eu gostamos de andar de bicicleta . Ele também é sensível com a barriga, fica mal disposto. Beijinhos

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