Como rentabilizar tempo na cozinha?

Se és alguém que cozinha com regularidade, sabes que rentabilizar tempo na cozinha é algo essencial para o nosso dia-a-dia! Quer seja porque não gostamos de cozinhar, ou porque queremos passar mais tempo com os nossos filhos, ou porque temos um trabalho muito exigente.

Existem, contudo, maneiras de tornar todas o tempo passado na cozinha mais fáceis e eficientes. Desenvolver hábitos de organizaçãoplaneamento e preparação são algo que vai poupar muito tempo e dinheiro ao final da semana.

rentabilizar tempo na cozinha

Vou então deixar-te aqui várias dicas para conseguires reduzir ao máximo o tempo na cozinha e para que possas aproveitar esse tempo para estar com a tua família e amigos ou fazer algo que gostas.

Planear as refeições da semana

Em primeiro lugar e como não podia deixar de ser temos o planeamento de refeições que é sem dúvida um aliado quando falamos em rentabilizar tempo na cozinha. Ao planear a semana de refeições não temos aquele stress de chegar a casa e ainda ter de pensar no que vamos almoçar ou jantar. Isto poupa-nos bastante tempo durante a semana.

Para saberes mais sobre este tema tenho este artigo sobre como começar a planear as refeições da semana.

Saladas prontas a consumir

Quando um dos objetivos é incluir mais legumes na nossa alimentação é super importante que estes já estejam lavados e cortados para que não nos dê a preguiça na hora da refeição.

Saladas ou vegetais de folha verde podem ser arranjados à priori para serem incluídos nas nossas refeições. Começar por lavar bem os vegetais e secar bem com a ajuda de um pano ou secador de saladas. Cortar logo a salada e guardar num recipiente hermético. Recomendo muito as ventmart da marca Tupperware. Desta forma, a salada dura perfeita durante uma semana. Outro truque que utilizo para aumentar a durabilidade é colocar uma folha de papel absorvente em cima, ou seja, antes de colocar a tampa. Isto vai fazer com que a humidade fique na folha e evita que os vegetais se estraguem.

Ter um tempero de salada já preparado

Sabes quando queremos fazer uma refeição rápida e leve quando chegamos a casa? Para mim uma salada é quase sempre a solução. Como tenho normalmente ovos cozidos ou atum, folhas verdes, tomate e umas leguminosas rapidamente consigo fazer uma salada deliciosa e rápida.

Melhor ainda é se já tiver um molho preparado! Então, num frasco de vidro coloco azeite, sumo de limão e tempere com sal. Basta agitar bem e terás o seu tempero para a salada sempre pronto a usar.

Jarro Elétrico

Quer seja para fazer uma sopa, arroz, fazer um chá, cozer uma massa usar um jarro elétrico vai acelerar bastante o processo. Além de ser mais eficiente que a maioria dos fogões vai aquecer a água muito mais rapidamente.

Deixar a descongelar durante o dia o que vai cozinhar para o jantar

Outra das vantagens de planear a semana de refeições é saber que temos de deixar algo a descongelar para ser cozinhado à noite ou no dia seguinte. Desta forma, quando chegamos a casa do trabalho já não temos de pensar no que vamos cozinhar ou perder tempo e energia a descongelar algo “rápido” para o jantar conseguindo assim rentabilizar tempo na cozinha.

A fim de evitamos deixar alimentos por tempo indeterminado no congelador. Os alimentos devem idealmente ser descongelados dentro do frigorifico de um dia para o outro, no entanto, no Inverno (devido ao frio) costumo deixar fora do frigorifico durante a noite para acelerar o processo.

rentabilizar tempo cozinha

Adiantar ao fim de semana

Para mim esta dica é um “must” e já não vivo sem! Aproveitar 1 a 2 horas durante o fim de semana para arranjar os alimentos e adiantar algumas refeições é algo que me poupa mesmo muito tempo durante a semana. Seja apenas planear a ementa ou fazer as refeições. Todos os minutos contam e tudo nos vai tirar tempo durante a semana.

Vais fazer um prato com abóbora? porque não assar/cozer logo no fim de semana. Vais fazer sopa? Porque não fazer logo uma sopa ao domingo. Assim conseguimos rentabilizar bastante o tempo na nossa cozinha

Preparar os alimentos ao chegar das compras

Para quem já me segue a algum tempo sabe que sou super fã de “meal prep”. Assim que chego das compras gosto de arranjar logo todos os legumes e fruta da forma como vou cozinhá-los durante a semana. Por exemplo faço sempre os meus “saquinhos” da sopa, onde coloco todos os ingredientes já cortados que vão estar na minha sopa. Congelo logo o frango já partido em pedaços e sem a pele. A carne já nas doses que necessito, o peixe separado pelas refeições. Assim, depois de descongelado está pronto a cozinhar sem que seja preciso mais tempo de preparação.

Fazer refeições a dobrar

Algo que faço muito em alturas que tenho menos tempo. Fazer por exemplo carne bolonhesa a dobrar para dar para várias receitas. Ou quando faço panquecas ou muffins fazer o dobro e depois congelar para consumir noutra altura.

Limpar à medida que cozinham

Sempre que estou a preparar as minhas refeições da semana à medida que cozinho vou logo arrumar o que consigo na cozinha. Desta forma quando termino não tenho a cozinha num caos! Claro que para mim uma das vantagens de preparar/adiantar refeições ao domingo é o facto de só ter de limpar tudo uma única vez, porque mesmo que tenha de cozinhar ao longo da semana já sujo muito menos loiça visto que já tenho tudo cortado/arranjado para a receita.

rentabilizar tempo cozinha

Lista de compras

Essencial para poupar tempo no supermercado! Quantas vezes é que já foste ao supermercado e acabas por andar a fazer voltinhas porque não tinhas lista então vais só comprar “o que te apetecer”. Isto faz com que percas muito mais tempo e dinheiro na tua ida ás compras

Investir num robot de cozinha

Sei que isto não é uma opção para todos mas para mim a minha Ofélia (bimby) foi dos melhores investimentos que fiz. Consigo poupar imenso tempo porque enquanto ela trabalha eu posso estar a adiantar outras coisas e poupo bastante dinheiro porque há muitas coisas que faço sempre em casa e que nunca mais comprei!

Frigorífico e despensa sempre organizados

O facto de sabermos o que temos no nosso frigorifico, despensa e congelador e de temos todos arrumados e organizados vai-nos poupar tempo quando chega a hora de cozinhar. Em primeiro lugar quando pensamos na receita que queremos fazer é bem mais rápido se já soubermos o que temos em casa e o que precisamos de comprar.

Depois o facto de termos todos os utensílios arrumados e organizados faz com que todo o processo de cozinhar seja mais fácil e rápido 🙂

Receitas simples

Então, esta dica é principalmente para quem não gosta de cozinhar ou tem pouco tempo para dedicar à cozinha. Keep it simples! Quanto mais complexas e mais ingredientes tiverem as receitas mais tempo vais demorar a fazê-las. Tem atenção à duração da receita antes da escolheres (em quase todos os sites/blogs consegues ver o tempo aproximado da receita).

Mais uma vez, o facto de já teres os alimentos preparados vai acelerar muito o processo na hora de cozinhar.

Todas as semanas dou 5 ideias que receitas simples que podes fazer. Subscreve aqui para receberes o menu.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos que podes gostar

organizar despensa
Salada de pêssego e feta
planear refeições

Newsletter

Junta-te a esta comunidade para ter dicas semanais sobre planeamento e preparação de refeições.
Recebe ainda todas as novidades em primeira mão :)