Creme de curgete e espinafres

Se é algo que tenho sempre cá em casa é sopa! Este fim de semana fiz um creme de curgete e espinafres que ficou simplesmente maravilhoso. Super cremoso, saboroso, de comer e chorar por mais. Por isso se gostas de creme de legumes tens mesmo de experimentar esta receita!

Creme de curgete e espinafres

O nosso creme de curgete e espinafre

Esta receita é simples e pode ser preparada com antecedência. A fim de planeares a tua semana de refeições corta logo os ingredientes da sopa, coloca num recipiente hermético e na hora de cozinhar é só colocar tudo na panela!

Além disso, se queres saber mais sobre como podes planear e preparar a tua semana de refeições clica aqui.

Leva apenas três ingredientes e é mesmo super fácil de fazer. Posto isto temos então, a curgete, os espinafres e a cebola.

Em primeiro lugar, para fazer esta sopa começamos por fazer um refogado. Numa panela, ou utilizando um robot de cozinha (no meu caso utilizo a bimby), coloca um fio de azeite e a cebola picada. Deixa refogar por uns minutos até a cebola estar dourada.

Posteriormente, junta os restantes legumes e deixa durante uns 10 minutos a refogar. Depois acrescenta a água até cobrir os legumes e deixa cozinhar por uns 20 minutos.

Em seguida, com a ajuda de uma varinha mágica, isto para quem não tem bimby ou semelhante, tritura bem até obter um creme. Por fim, caso esteja demasiado espesso podes adicionar um pouco mais de água e voltar a triturar para garantir que fica bem envolvido.

Para um jantar leve e saudável

Sabes aqueles dias em que tens pouca fome, ou queres optar por algo mais leve ao jantar. Estes cremes de legumes são a solução. No entanto, acabam por não nos saciar a longo prazo. Com o propósito de evitar ficar com fome passado pouco tempo o que faço é juntar alguns ingredientes extra à minha sopa!

  • Ovos cozidos, ótimo para ter já feito em casa, super prático, nutritivo e proteico
  • Leguminosas, grão, feijão, lentilhas. Vai fazer com que te sintas bem mais saciado depois do teu jantar
  • Uma fatia de pão com ovo mexido

Como conservar o meu creme de curgete e espinafres

Deves evitar deitar a tua sopa na panela. Esta deve ser armazenada num recipiente hermético (para evitar a entrada de ar) ou em frascos de vidro (aqui podes reutilizar os frascos de polpa de tomate por exemplo)

Como congelar

Logo depois da sopa estar completamente arrefecida, deve ser guardada em recipientes individuais ou em porções que façam sentido ai em casa. Idealmente deves utilizar recipientes próprios de congelação (plástico) ou frascos de vidro. Assim sendo, se optares pelos frascos tem atenção para não encheres o frasco em demasia para evitar que se parta. Deves armazenar a sopa por um máximo de 3 meses no teu congelador.

Como descongelar

Deixa o teu recipiente/frasco a descongelar durante a noite. Se for durante o inverno podes deixar à temperatura ambiente, caso esteja calor deve descongelar dentro do frigorifico.

Depois de estar descongelada a sopa deve ser novamente fervida. Fica como nova e pronta a servir!

Creme de curgete e espinafres

Tempo de Preparação10 minutes
Tempo Cozedura30 minutes
Tempo Total40 minutes
Categoria: Sopa
Palavra-chave: creme de legumes, curgete, espinafre, sopa de legumes
Porções: 6 pessoas

Ingredientes 

  • 15 gr azeite
  • 400 gr cebola
  • 300 gr espinafres frescos ou descongelados e escorridos
  • 600 gr curgete
  • sal e pimenta qb

Instruções

  • Começa por fazer um refogado colocando a cebola picada e o azeite numa panela. Cozinha por 5 minutos ou até a cebola dourar
  • Acrescenta os legumes cortados em cubos e deixa refogar por uns 10 min. Vai mexendo para evitar que queime
  • Passado esse tempo adiciona água até cobrir os legumes e deixa cozinhar por uns 20 minutinhos
  • Com a ajuda de uma varinha mágica ou robot de cozinha tritura a tua sopa até obteres uma mistura cremosa. Caso seja necessário adiciona um pouco de água e envolve.
  • Serve quente, com uma fatia de pão e uns ovos mexidos ou cozidos para acompanhar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recipe Rating




Artigos que podes gostar

organizar despensa
Salada de pêssego e feta
planear refeições

Newsletter

Junta-te a esta comunidade para ter dicas semanais sobre planeamento e preparação de refeições.
Recebe ainda todas as novidades em primeira mão :)