Doce de abóbora, laranja e gengibre

Sempre que chega o Outono recebemos sempre imensas abóboras cá em casa. Então uma das receitas que adoro fazer é doce de abóbora! Este ano decidi fazer uma versão um pouco diferente e tenho a dizer que ficou delicioso. O doce da abóbora com o ácido da laranja e toque do gengibre, ficou simplesmente maravilhoso.

doce de abóbora

O doce de abóbora, laranja e gengibre

Fazer doces é uma excelente forma de gastar as frutas ou legumes que temos em grande quantidade em casa e a abóbora não é excepção.

Chegando a altura do frio abóbora e laranja são dois alimentos que encontramos facilmente e estão cheios de nutrientes para ajuda a aumentar a nossa imunidade.

Como fazer?

Esta receita é muito simples e leva apenas 5 ingredientes: em primeiro lugar a nossa abóbora, em segundo lugar a laranja e o limão, em terceiro lugar o gengibre e por último o açúcar. Aqui podem optar por usar açúcar branco, mascavado, açúcar de coco ou mel. Na receita que fiz utilizei açúcar amarelo mas ficará igualmente bom com as outras opções.

Começa por tirar a casca à abóbora e cortá-la em cubos. Com a ajuda de um processador de alimentos (no meu caso utilizei a bimby) tritura todos os ingredientes excepto o açúcar. Caso não tenhas processador podes cortar em pedaços pequenos todos os ingredientes, no entanto, é provável que no final tenhas de usar uma varinha mágica de forma a não ficares com pedaços demasiado grandes no teu doce.

Depois de tudo bem triturado/cortado, o próximo passo é cozinhar os nossos ingredientes. Por fim, coloca tudo numa panela, adiciona o açúcar, e deixa cozinhar em lume brando por 40 minutos.

Como conservar?

Quando faço doce de abóbora gosto de fazer uma quantidade generosa para poder colocar em frascos e posteriormente ir oferecendo 🙂

Para conservar basta colocar em frascos esterilizados. Para esterilizar os frascos, basta escalda-los com água quente e secá-los no forno, previamente aquecido a 100°C, durante pelo menos 10 minutos antes de os encher.

Depois do doce estar feito deve ser colocado de imediato nos frascos (ainda quente). Os frascos devem ser fechados e virados ao contrário de forma a criar vácuo. Pois desta forma duram uns 3 meses na despensa.

doce de abóbora

Doce de abóbora, laranja e gengibre

Tempo de Preparação15 minutes
Tempo Cozedura40 minutes
Tempo Total55 minutes
Categoria: Appetizer, Dessert
Palavra-chave: abobora, doce, gengibre, raspas de laranja

Ingredientes 

  • 30 gr gengibre fresco
  • 500 gr abóbora em pedaços pequenos
  • 115 gr laranja com casca em pedaços pequenos
  • 70 gr limão com casca em pedaços pequenos
  • 400 g açúcar

Instruções

  • Coloque todos os ingredientes excepto o açúcar num processador. Triture tudo.
  • Numa panela colocar os ingredientes com o açúcar e deixar cozinhar por 40 min
  • No final guardar em frascos esterilizados num local seco.

Notas

Caso não tenhas um processador vê a dica que deixei acima!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recipe Rating




Artigos que podes gostar

organizar despensa
Salada de pêssego e feta
planear refeições

Newsletter

Junta-te a esta comunidade para ter dicas semanais sobre planeamento e preparação de refeições.
Recebe ainda todas as novidades em primeira mão :)