Granola de abóbora

Granola de abóbora com sabor a outono! É muito simples de fazer e bastante versátil. A opção perfeita para os pequenos-almoços ou lanches e que é do agrado de todos.

granola com abóbora

Antes de mais, fazer a nossa própria granola é sem dúvida, muito simples. Além de podermos adaptar aos ingredientes preferidos também é bastante mais saudável do que as granolas que compramos. A sua versatilidade permite criar e recriar vezes sem conta, substituindo uns ingredientes por outros e o resultado final vai ser sempre incrível e delicioso. Inegavelmente, que a granola que fazemos em casa, é sem sombra de dúvida muito mais saborosa do que qualquer uma que encontramos a venda no supermercado.

A Granola

A granola é uma mistura de cereais, sementes, frutos secos, envolvidos numa gordura e num adoçante, que depois de irem ao forno ficam crocantes e doces. É uma opção bastante nutritiva e saciante, quer para os nossos pequenos-almoços ou para os lanches.

Desta forma, a granola pode ser usada em iogurtes, papas de aveia, uma taça de fruta fresca, num pudim de chia, overnights oats ou em leite apenas . Também fica perfeita na finalização de sobremesas, como por exemplo, coberturas de muffins. A granola também é ótima opção para fazer barras de granola ou até mesmo bolachinhas. De facto, as opções são inúmeras.

Anteriormente já tinha partilhado a Granola com trigo sarraceno e cacau e desta vez trago uma deliciosa e outonal Granola de abóbora.

Como fazer a granola

Conforme já mencionei anteriormente, a granola é mesmo de muito simples preparação. Não tens de seguir uma receita à risca ou ir comprar ingredientes propositadamente. Todavia, há alguns pequenos truques ou regras que convém seguir.

Normalmente a granola tem adicionados cereais, sementes, frutos secos, gordura e adoçante. Estes são os elementos denominados “base”. No entanto, vou dar-te alguns exemplos e a forma como pode ser feita:

granola com abóbora

Ingredientes base:

  • Cereais: podem ser, por exemplo, flocos de aveia, flocos de cevada, flocos de trigo sarraceno, puffs de arroz ou de quinoa;
  • Frutos secos picados grosseiramente: amêndoas, nozes, cajus, avelãs;
  • Sementes: girassol, abóbora;
  • Gordura: azeite ou óleo de coco;
  • Adoçante: mel, xarope de ácer, xarope de agave, geleia de arroz, xarope de tâmaras;
  • Especiarias em pó: canela, cacau, gengibre, noz-moscada, erva-doce ou cardamomo;
  • Frutas e outros alimentos desidratados: bagas de goji, passas de uva, coco em lascas, alperce, gengibre, kiwis, papaia, aloé vera, tâmaras, figos, gengibre, arandos, banana, maçã, raspas de limão ou laranja e até pepitas de chocolate preto. No entanto, aconselho-te a adicionares estes frutos, apenas depois de retirares a granola do forno.

Que ingredientes vais precisar para esta granola de abóbora

  • aveia
  • linhaça moída
  • mel
  • óleo de coco
  • puré de abóbora

Estes foram os ingredientes que usei nesta granola, contudo, tu podes adicionar outros que gostes, como por exemplo frutos secos, sementes ou frutas desidratadas. Opcionalmente também podes juntar uma pitada de canela e gengibre, vai ficar ainda mais especial.

Como fazer esta granola

  1. Em primeiro lugar, começa por cozer abóbora para preparar o puré.
  2. De seguida, e assim que tenhas o puré feito, junta-lhe o óleo de coco e o mel e mistura bem;
  3. Depois, adiciona a aveia e a linhaça moída. Para que o resultado final seja mesmo uma granola muito crocante, é muito importante misturar bem nesta fase;
  4. Assim que estejam bem envolvidos, espalha a mistura num tabuleiro e leva ao forno, mexendo-a a cada 10 minutos;
  5. Quando retirares a granola do forno, deixa-a arrefecer muito bem, para que fique mesmo crocante.
  6. Por fim, e assim que esteja fria, conserva-a num frasco.

Apesar de até te parecerem muitos passos, é sem dúvida alguma, bastante fácil.  Não esquecendo que terás sempre a tua granola de abóbora previamente preparada e só com alimentos naturais e saudáveis. Não esquecendo ainda de mencionar o aroma incrível que vai ficar na tua cozinha.

granola com abóbora

Como conservar esta granola deliciosa de abóbora

Este é de facto um ponto importante, pois se a granola não estiver bem acondicionada, pode perder a sua textura crocante. Assim, e a minha sugestão é que guardes a granola, num recipiente hermético, de preferência de vidro, num local seco. Podes conservar por cerca de um mês. Contudo, eu acredito que a tua granola não vai durar um mês. É tão deliciosa que todos vão querer comer e vai acabar num instante.

Agora, podes consultar abaixo o passo a passo bem como as quantidades em detalhe. Partilha comigo a tua taça de granola no instagram e diz-me se não é super deliciosa!

Granola de abóbora

Tempo de Preparação10 minutes
Tempo Cozedura40 minutes
Tempo Total50 minutes
Categoria: Pequeno-Almoço, Snack

Ingredientes 

  • 200 gr aveia
  • 40 gr linhaça moída
  • 50 gr mel*
  • 40 gr óleo de coco
  • 130 gr puré de abóbora**

Instruções

  • Preaquecer o forno a 180ºC.
  • Numa taça colocar o óleo de coco derretido (aquecer 30 seg no microondas), juntar o mel e o puré de abóbora. Envolver tudo muito bem.
  • Juntar a aveia e a linhaça moída (pode-se comprar sementes de linhaça inteira e triturar/moer em casa) e envolver tudo.
    Pode parecer que vai ficar demasiado espesso mas fica maravilhoso!
  • Colocar num tabuleiro de ir ao forno bem espalhado. Levar ao forno preaquecido por 40 minutos. Convém ir mexendo de 10 em 10 minutos para que cozinhe uniformemente. Caso se estejam a formar bocados demasiado grandes podes aproveitar também para separar com ajuda da espátula.
  • No final deixa arrefecer completamente antes de armazenar.

Notas

*juntei um pouco de água para ajudar na hora de envolver
**para o puré: cozi a abóbora manteiga ao vapor e triturei.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recipe Rating




Artigos que podes gostar

organizar despensa
Salada de pêssego e feta
planear refeições

Newsletter

Junta-te a esta comunidade para ter dicas semanais sobre planeamento e preparação de refeições.
Recebe ainda todas as novidades em primeira mão :)