Húmus de abóbora

Este Húmus de abóbora é uma alternativa ao tradicional húmus de grão-de-bico. É muito simples de preparar e o resultado é um creme delicioso e muito saboroso. Perfeito para barras numas tostas ou então mergulhar uns palitos de legumes crus.

húmus de abóbora e grão-de-bico

Certamente que já perceberam que a abóbora é um dos meus alimentos preferidos. Não só porque é um alimento desta época mas também porque gosto mesmo muito do sabor. Fica perfeita em qualquer combinação, como por exemplo as panquecas de abóbora, a granola ou mesmo o doce de abóbora, laranja e gengibre. É sem dúvida um alimento bastante versátil tanto em receitas salgadas como doce.

Desta vez, usei a abóbora num surpreendente e muito saboroso húmus.

Húmus: do tradicional às novas versões

Antes de mais, o Húmus é um creme ou puré frio e que é servido normalmente como entrada ou snacks. O termo “homus” ou “húmus” é uma palavra de origem árabe e que significa “grão-de-bico”.

O Húmus é um prato que tem a sua origem em disputa. Se por um lado a cultura árabe diz que são eles os “donos” da receita, por outro, os gregos defendem que foram eles a criar esta pasta. Independentemente de onde vem esta receita, a verdade é que todos apreciamos este creme bem saboroso.

Decerto que a o húmus que mais conheces e também consomes é o tradicional. A receita original é feita com grão-de-bico, alho, azeite, tahini, alho e sumo de limão. Depois de tudo triturado o resulto é um surpreendente creme cheio de sabores.

Entretanto foram aparecendo novos sabores de húmus, normalmente sempre a partir da receita original.

Podemos encontrar por exemplo, os seguintes tipos de húmus:

  • Húmus de beterraba
  • Húmus de pimentos assados
  • Húmus de abacate
  • Húmus de tomate seco
  • Húmus de curgete
  • Húmus de cenoura
  • Húmus de espinafres e manjericão

Em síntese, poderia continuar a elaborar esta lista porque, de facto hoje em dia existem mesmo muitas receitas de vários sabores.

Assim, partilho então uma das minhas versões favoritas, este incrível húmus de abóbora.

Húmus de abóbora

Conforme já mencionei acima, a abóbora é um dos meus alimentos de eleição. Não só porque é bastante versátil mas principalmente porque é mesmo muito saboroso.

Nesta época tenho sempre imensas abóboras e que acabo a usar de inúmeras maneiras. Normalmente, sempre que preciso de usar o forno, aproveito e asso abóbora. Congelo o puré que mais tarde me facilita imenso na preparação de receitas. Desde sopas, molhos para massas, a quiches, a pasteis ou risotos, o resultado fica ainda melhor, por conta do sabor da abóbora assada. Desta vez criei a minha versão de húmus de abóbora. O resultado é sem dúvida maravilhoso. O sabor da abóbora assada em contraste com o sabor ácido do limão e do alho fica realmente incrível.

húmus de abóbora e grão de bico

Quais os ingredientes que vais precisar para este húmus de abóbora

  • Grão-de-bico – podes cozinhar o teu próprio grão-de-bico. Para isso só tens de ter atenção ao tempo de demolha e de cozedura. Contudo, podes usar o grão-de-bico enlatado. A minha sugestão é que escolhas um mais saudável, onde os ingredientes sejam apenas grão, água e sal.
  • Abóbora – nesta receita eu usei abóbora assada. No entanto, podes usar abóbora cozida. Realço apenas que desse modo, deves ter o cuidado de escorrer o excesso de água.
  • Azeite – este é um elemento de ligação na receita. Todavia, se preferires uma versão mais leve, podes substitui uma parte do azeite por água.
  • Tahini – o tahini é um creme à base de sementes de sésamo que são previamente tostadas e transformadas em pasta. Este é o ingrediente que vai dar cremosidade ao teu húmus. Se eventualmente não tiveres tahini, podes facilmente substituir por manteiga de amendoim.
  • Sumo de limão – este é um ingrediente essencial. Aliás, é ele que vai dar profundidade de sabor ao húmus. Não deixes de colocar o sumo de limão, vai fazer a diferença, sem dúvida alguma.
  • Alho – outro elemento de sabor e que aconselho a não deixar de usar. Todavia, se ainda não estás familiarizada com a quantidade ideal, a minha sugestão é que comeces por adicionar um dente de alho pequeno. Depois vais percebendo qual a quantidade ideal para o teu paladar.

Ainda usei como temperos o sal e a pimenta. Contudo, podes também adicionar cominhos por exemplo.

Nesta receita usei apenas a abóbora assada, no entanto também já fiz com pimento assado e fica divinal. Para isso, só tens de assar a abóbora e o pimento juntos e depois preparar normalmente o húmus.

Como preparar esta receita de húmus de abóbora

De facto fazer húmus é tão simples e sem segredos ou truques. Se por exemplo, no grão de bico só tens de misturar tudo e triturar. Aqui tens apenas um passo a mais.

Então, em primeiro lugar, começa por assar a abóbora. Pode assar em metades ou então cortar em pedaços.

Depois e assim que a abóbora esteja arrefecida, podes então fazer o teu húmus. Assim, só tens de adicionar todos os ingredientes num processador e triturar tudo muito bem até obter um creme liso e sem grumos.

Coloca o húmus numa taça e polvilha com pimentão doce, vais ver como o sabor fica ainda melhor.

Se preferires, podes ver o vídeo da preparação aqui e perceber como é realmente simples.

Agora podes consultar a receita completa, bem como a quantidade dos ingredientes em detalhe.

Húmus de abóbora

Tempo Total5 minutes
Categoria: Snack

Ingredientes 

  • ½ abóbora (~500gr)
  • 250 gr grão de bico
  • 1 dente de alho
  • 20 gr tahini
  • 1 limão (sumo) (~30g)
  • 25 gr azeite
  • Sal e pimenta q.b.

Instruções

  • Num tabuleiro de ir ao forno, coloca a abóbora cortada ao meio, sem as sementes. Tempera com sal pimenta e erva-doce.
  • Leva ao forno preaquecido a 200ºC por cerca de 40 minutos.
  • Num processador de alimentos, coloca os legumes assados sem pele, o tahini, o sumo de limão, o alho e o azeite e tritura tudo.
  • Coloca numa taça e polvilha com pimentão doce.
  • Serve com tostas, palitos de cenouras, pepino ou curgete para acompanhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recipe Rating




Artigos que podes gostar

organizar despensa
Salada de pêssego e feta
planear refeições

Newsletter

Junta-te a esta comunidade para ter dicas semanais sobre planeamento e preparação de refeições.
Recebe ainda todas as novidades em primeira mão :)