Massa com molho de abóbora

Esta massa com molho de abóbora é simplesmente deliciosa. A massa envolvida no creme de abóbora torna-a num prato perfeito. Tanto para o dia a dia como para um jantar especial. Esta é a massa que não vais querer perder.

Antes de mais, massa que é massa pede sempre um bom molho! Não concordas comigo? Tanto pode ser um molho vinagrete quando envolvemos a massa numa salada. Ou então, um molho de tomate ou um molho pesto ou um molho de natas cremoso, por exemplo.

A massa é um dos alimentos mais consumidos. Não só pelo seu preço acessível, como pela sua simplicidade de confecção, como também, e principalmente pela versatilidade. Tanto podemos comer fria numa salada, salteada com legumes, como envolver com um molho ou mesmo gratinada. O resultado é , sem dúvida, sempre muito bom.

Sendo a abóbora um dos meus alimentos preferidos, tinha de dar vida a uma massa deliciosa envolvida num molho super cremoso. E a verdade é que o resultado foi ainda mais além das minhas expectativas. Sem dúvida que é uma receita mesmo simples de preparar. Mas o melhor, é esmo o sabor desta maravilha.

Como conseguir cozer a massa “al dente”

Em primeiro lugar, já sabemos que cozer massa é um procedimento muito simples. No entanto, conseguir que o resultado seja uma massa cozida no ponto, já pode trazer algumas dúvidas.  Para dificultar um pouco o processo, existem imensas variedades de massa, de diferentes tamanhos, formas, cores, sabores e ingredientes utilizados.

A maioria das massas que encontras à venda são feitas a partir de trigo duro, porém existem algumas com ovos, vegetais e as integrais. Encontras também cada vez uma maior versatilidade. Desde massas sem glúten, ou feitas com farinhas de leguminosas como as lentilhas, as ervilhas  ou o grão, ou mesmo de arroz ou milho.  De facto, atualmente a escolha é imensa o que também nos permite variar ainda mais as nossas receitas.

Para conseguires cozer a massa no ponto certo, o chamado “al dente” é muito importante que em primeiro lugar, cumpras as indicações da embalagem. É também de realçar que a massa deve ser cozida sempre com bastante água. Depois, assim que a massa esteja cozida ou no ponto que pretendes, deves parar a cozedura, escorrendo-a e passando-a por água fria. Ou então, servir de imediato.

Quais os ingredientes que vais precisar para esta massa com molho de abóbora

  • Puré de abóbora – Como não poderia ser, este é um dos ingredientes principais. Para o caso de não teres já o puré feito, só tens de cozer a abóbora num tacho com um pouco de água. Ou também podes usar o microondas. No final tritura até ficar liso.
  • Massa – nesta receita usei fusili. Contudo podes usar outra que tenhas em casa. Acredito que fique igualmente deliciosa com penne por exemplo.
  • Queijo – este é aquele ingrediente adicionado no creme de abóbora que te vai remeter para um prato do tradicional mac & cheese.
  • Cajus – vão enriquece e tornar o prato mais nutritivo.
  • Cogumelos – como é uma receita sem adição de carne ou peixe, os cogumelos vão conferir um valor proteico a este prato. Podes usar outros que mais gostes ou que tenhas em casa a precisar de serem gastos.

Esta é uma receita vegetariana mas que pode perfeitamente ser adaptável para vegan ou omnívora. Por exemplo, se pretenderes uma receita totalmente vegan, só tens de substituir o queijo por um de origem vegetal.

Por outro lado, se quiseres adicionar alguma carne, podes adicionar carne picada ou umas tiritas de frango ou peru, por exemplo.

Como preparar esta massa com molho de abóbora em 4 passos

  1. Em primeiro lugar começa por preparar o molho triturando todos os ingredientes;
  2. Em seguida coze a massa;
  3. Depois salteia os cogumelos;
  4. Por fim, envolve todos os ingredientes.

Simples mais simples não há. E o resultado é incrivelmente saboroso. Esta é daquelas receitas que vais repetir inúmeras vezes. Não só por ser bastante simples e rápidas mas acima de tudo porque é mesmo uma delícia.

Se preferires, podes ver o vídeo da receita aqui.

Massa com molho de abóbora

Outras receitas com abóbora que vais adorar

Agora, consulta a receita em detalhe e depois partilha comigo se não é mesmo deliciosa.

Massa com molho de abóbora

Tempo Total25 minutes
Categoria: Prato Principal
Porções: 4 doses

Ingredientes 

Molho de abóbora

  • 300 gr puré de abóbora
  • 350 ml água
  • 50 gr cajus
  • 20 gr queijo ralado
  • sal e parika

Cogumelos

  • 300 gr cogumelos
  • 3 dentes de alho
  • azeite
  • sal e pimenta

Massa

  • 170 gr fusilli (seca)

Instruções

Molho de abóbora

  • Num processador de alimentos colocar o puré, os cajus (previamente demolhados), a água, o queijo o sal e a paprika.
  • Triturar tudo até obter uma mistura homogénea.
  • De seguida colocar a massa a cozer (ver o tempo que diz na embalagem) e enquanto isso tratamos dos cogumelos.

Cogumelos

  • De seguida colocar a massa a cozer (ver o tempo que diz na embalagem) e enquanto isso tratamos dos cogumelos.
  • Numa frigideira colocar um fio de azeite e saltear os alhos. Juntar então os cogumelos, sal e pimenta e deixar saltear até estar cozinhado.
  • Quando a massa estiver cozinhada, juntar então o molho de abóbora e deixar cozinhar mais um pouco apenas para envolver tudo.
  • Servir a massa com os cogumelos, um pouco de malagueta por cima e ainda pode adicionar umas nozes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recipe Rating




Artigos que podes gostar

organizar despensa
Salada de pêssego e feta
planear refeições

Newsletter

Junta-te a esta comunidade para ter dicas semanais sobre planeamento e preparação de refeições.
Recebe ainda todas as novidades em primeira mão :)