Mousse de Manga

Se gostas de mousse de manga, esta é a receita que tens mesmo de provar. É uma mousse deliciosa, e a receita é super simples de preparar, além de que só tem 4 ingredientes.

Sem dúvida que a manga é uma fruta que nos transporta de imediato para o verão. Principalmente pelo seu sabor em gelados ou batidos, por exemplo. Esta é de facto uma fruta bastante apreciada e, apesar de não ser uma fruta nacional, já é bastante usual no nosso quotidiano. O facto de ser importada não é nada favorável a nível ecológico, no entanto, é a forma que temos para a poder consumir. Mesmo privilegiando as frutas sazonais, há sempre lugar para este tipo de frutas tropicais.

A Manga

A manga é uma fruta carnuda com um grande caroço no interior. Tem formato oval e a sua cor varia desde o amarelo, laranja ou vermelho. É bastante rica nutricionalmente, nomeadamente em fibras, magnésio, potássio e vitaminas A e C. Por outro lado, a manga é também um excelente aliado a combater inflamações, como também a fortalecer o sistema imunológico e por exemplo, reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

Como usamos a manga na nossa alimentação

A manga é bastante consumida na nossa alimentação. É usada principalmente em pratos doces, como por exemplo mousses ou gelados, batidos ou bowls. Ou então em pratos salgados, como por exemplo um caril ou um delicioso chutney. A verdade é que apesar de a usarmos transformada, a manga é consumida principalmente fresca.

A mousse de manga

A mousse de manga é uma das minhas sobremesas preferidas. Gosto bastante da textura e principalmente do sabor delicioso da manga.

Esta receita é sem dúvida alguma bastante simples, quer de preparar, quer nos ingredientes. Tem apenas 4 ingredientes no entanto é bastante rica no sabor. É uma sobremesa que podes fazer em doses individuais ou então fazer numa dose maior para um jantar de amigos ou de família.

Quais os ingredientes que vais precisar

  • Manga
  • Ovos
  • Açúcar
  • Farinha Maizena

Dependendo do quão doce a manga está, o açúcar é opcional ou então podes sempre ajustar a quantidade. Ainda assim, é uma receita bastante mais leve que as usuais. Um dos ingredientes mais usados nas receitas tradicionais é o leite condensado. Uma verdadeira bomba de açúcar. Por isso a minha sugestão é que faças a mousse de manga, se tiveres uma manga realmente madura. Assim vai estar mais doce e a necessidade de adicionar qualquer açúcar será menor.

Como preparar esta receita de mousse de manga

  1. Em primeiro lugar, começa por separar as gemas das claras. De seguida bate as claras em castelo.
  2. Depois tritura a manga e junta as gemas e o açúcar;
  3. Agora dilui a farinha maizena num pouco de água, junta à mistura de ovos e manga e leva ao lume para cozer e engrossar. Deixa arrefecer.
  4. Assim que esteja frio, envolve suavemente nas claras em castelo;
  5. Por fim, coloca em tacinhas ou numa taça maior e leva ao frio para ganhar consistência.

O processo é um pouco diferente do que estamos habituados. Mas é muito simples e tem imensas vantagens. Não só tem muito menos açúcar adicionado como as gemas são cozidas, reduzindo o risco de algum contágio por salmonela, por exemplo.

O resultado é uma mousse deliciosa, fofa e cheia de sabor.

Para o caso de não teres manga em casa ou porque não aprecias, podes sempre fazer substituição. Fica igualmente bom com mamão ou papaia, por exemplo, que são os “primos” da manga. Ou então se preferes os nossos produtos nacionais, podes usar o pêssego ou o alperce. Vai resultar também muito bem.

Posso recomendar uma mousse de alperce que gostei bastante e contém apenas ingredientes simples e que quase de certeza que já tens em casa: Mousse de alperce.

Mousse de Manga

Uma mousse diferente mas simplesmente deliciosa. Ótima para dias quentes de verão e para ser partilhada com toda a família
Tempo de Preparação20 minutes
Tempo Cozedura5 minutes
Tempo Total25 minutes
Categoria: Sobremesa
Palavra-chave: manga, mousse
Porções: 4

Equipamento

  • panela (caso tenhas Bimby ou semelhante podes usar)
  • Processador de alimentos

Ingredientes 

  • 400 gr Manga podes optar por usar polpa de manga
  • 2 un ovos
  • 50 gr açúcar amarelo opcional
  • 1 tspn farinha maizena

Instruções

  • Começa por separar as gemas das claras
  • Com a ajuda de uma batedeira ou da Bimby (que foi o meu caso) bate as claras em castelo e reserva
  • Num processador de alimentos tritura a manga
  • Junta as gemas e o açúcar e envolve
  • Num copo coloca a farinha maizena com uma colher de sopa de água e envolve muito bem. De seguida adiciona à mistura anterior
  • Leva a cozinhar por 3/5 min ou até engrossar
  • Deixa arrefecer um pouco e envolve com as claras em castelo
  • Distribui por taças e leva ao frigorifico pelo menos umas 4 horas até à hora de consumir
  • Na hora de servir podes decorar com manga fresca e até um pouco de coco ralado

Gostaste desta receita? Espreita também a minha delícia de abacate, é simplesmente incrível. Um snack super fácil e pratico para levares na marmita.

2 Responses

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recipe Rating




Artigos que podes gostar

organizar despensa
Salada de pêssego e feta
planear refeições

Newsletter

Junta-te a esta comunidade para ter dicas semanais sobre planeamento e preparação de refeições.
Recebe ainda todas as novidades em primeira mão :)