Panquecas de abóbora

Estas panquecas de abóbora são tão boas que vais querer comer todos os dias. Muito simples e rápidas de preparar e vão resultar numas panquecas fofas, leves e muito saborosas.

Estamos no outono, então temos de usufruir de todas as frutas e legumes que a natureza nos dá. Apesar de haver abóbora o ano inteiro, a verdade é que nesta época, ela é muito mais saborosa. Desta vez, usei o puré de abóbora numas panquecas. O resultado foram umas panquecas mesmo saborosas e com uma textura perfeita.

A abóbora

Estamos no outono e a abóbora é sem dúvida alguma, uma das rainhas desta estação do ano. Como existem em maior abundância e são mais saborosas, é mais comum inclui-las nas nossas receitas. Eu gosto bastante de abóbora e uso o ano inteiro na minha alimentação. Normalmente asso no forno aos pedaços, ou faço puré. Também uso muito nas sopas ou então misturo com batata quando faço empadão, por exemplo. A abóbora é mesmo muito versátil.

Outros legumes de outono que também gosto e que privilegio o seu uso, são aqueles que não encontro nas outras alturas do ano. Como por exemplo a romã, o dióspiro, o marmelo ou as castanhas. Estes são alimentos que só conseguimos mesmo comer agora. Por outro lado, a maçã, a pera ou a batata doce, já conseguimos encontrar ao logo do ano.

Já sabem que a minha prioridade serão sempre os alimentos sazonais e com eles criar receitas deliciosas. Se quiseres saber quais os alimentos do mês de novembro, vê aqui a lista que já partilhei.

E as panquecas de abóbora, como surgiram na minha cozinha?

A receita das panquecas nasceu de um pequeno descuido na cozinha, e para o caso de ainda não saberes a história das panquecas, podes ler aqui. Estas minhas panquecas nasceram de uma sobra de puré de abóbora. E surpreendentemente, o resultado foram umas panquecas deliciosas, fofas, húmidas e bastante docinhas. Na verdade, eu já tinha tentado outras receitas, no entanto nunca me deixaram muito satisfeita.

Ingredientes simples para umas panquecas repletas de sabor

Estas panquecas de abóbora são uma opção perfeitas quer para o pequeno-almoço quer para o lanche. Os ingredientes são bastante simples e basta isso para fazer as melhores panquecas que vais provar. Depois de as fazeres a primeira vez, vais querer repetir vezes sem conta.

  • puré de abóbora – podes fazer o teu próprio puré e sem adição de açúcar. Tanto podes assar a abóbora, como cozer num tacho ou mesmo cozer no microondas.
  • ovos – usei 2 ovos nesta receita e mais uma parte de claras. No entanto, não testei com ovos de “linhaça”. Se testares, partilha comigo.
  • farinha de trigo – se preferires uma receita sem glúten, podes substituir por aumentar a quantidade de flocos de aveia, por exemplo.
  • flocos de aveia – aconselho-te a usares mesmo os flocos de aveia ao invés da farinha e aveia. A diferença dos flocos serem moídos/triturados na hora faz toda a diferença no resultado final.
  • açúcar amarelo ou mel – ou opcionalmente podes não precisar de adoçar, pois tens o doce naturalmente presente na abóbora.
  • fermento – vai ajudar a que as panquecas fiquem mais fofas e leves.

Panquecas e abóbora deliciosas em apenas 3 passos

  1. Em primeiro lugar, começa por preparar a massa: numa taça bate com um fuet os ingredientes líquidos. Depois junta os secos e mistura.
  2. Em segundo lugar, cozinha: unta uma frigideira com um pouco de azeite. Coloca colheradas de massa na frigideira. Assim que comece a criar bolhinhas, vira-as com a ajuda de uma espátula.
  3. Em terceiro lugar, desfruta: serve as tuas panquecas num prato, coloca o teu topping preferido por cima e saboreia estas delícias.

Como podes variar esta receita base

Esta receita de panquecas é uma versão simples. No entanto podes adicionar vários extras, para dar ainda mais sabor ou então alguma textura. 

As minhas sugestões são:

  • Especiarias – como por exemplo canela, noz moscada, cardamomo ou gengibre
  • Frutos secos – nozes partidas vai combinar muito bem com o sabor da abóbora
  • Chocolate – pedacinhos de chocolate na massa ou então servir as tuas panquecas com chocolate quente por cima

Podes ir variando e criando sempre sabores novos.

Como conservar estas panquecas de abóbora?

Quando cozinhas as tuas panquecas, não tens que estar a cozinhá-las diariamente ou sempre que te apetece comer panquecas.

Podes fazer uma receita maior e depois congelas. A minha sugestão para que depois elas não fiquem coladas entre si, é colocar quadrados de papel vegetal a separá-las. 

No momento de as servir, só tens de  as descongelar ou no microondas ou na frigideira ou mesmo na torradeira. Vai ficar maravilhosas e parecem acabadas de cozinhar.

Outras receitas com alimentos de outono que vais gostar

Faz esta receita maravilhosa e depois partilha comigo o sucesso que fez aí em casa.

Panquecas de abóbora

Tempo de Preparação5 minutes
Tempo Cozedura10 minutes
Categoria: Pequeno-Almoço, Snack
Porções: 10 panquecas

Ingredientes 

  • 300 gr puré de abóbora
  • 2 ovos
  • 2 claras (ou mais 2 ovos inteiros)
  • 75 gr farinha
  • 100 gr flocos de aveia
  • 25 gr açúcar amarelo ou mel
  • 1 c. chá fermento
  • Azeite q.b.

Instruções

  • Começar por bater os ovos.
  • Juntar os ingredientes líquidos numa taça e envolver (puré e ovos).
  • Juntar os secos e envolver.
  • Numa placa ou frigideira anti aderente ir colocando a massa (usar uma colher de gelado para ajudar).
  • Quando formar bolhinhas virar.
  • Cozinhar em lumo brando.

Notas

Opcional: colocar pepitas de chocolate na massa

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recipe Rating




Artigos que podes gostar

organizar despensa
Salada de pêssego e feta
planear refeições

Newsletter

Junta-te a esta comunidade para ter dicas semanais sobre planeamento e preparação de refeições.
Recebe ainda todas as novidades em primeira mão :)