Panquecas de aveia

Estas Panquecas de aveia são tão simples e rápidas de preparar! Deliciosas e alegram qualquer pequeno-almoço ou lanche.

panquecas simples

Antes de mais, acredito que a maior parte das pessoas não nega começar o dia com uma dose de panquecas. Eu adoro! Então estas panquecas simples de aveia são perfeitas. Rápidas e muito simples de preparar. Além de que são neutras, ou seja, tanto lhes podemos adicionar um topping doce ou salgado.

A história das panquecas

Apesar de ser um prato recentemente adoptado na nossa cozinha, estas já existem há muitos anos.

Há várias histórias sobre o aparecimento das panquecas. Um delas é que já na pré-história, o homem misturava ovos com leite/água e sementes e cozinhava nos seus tachos de barro. No entanto a história mais conhecida vem de França. Onde se diz, que uma camponesa deixou cair uma parte das suas papas de aveia no fogão. Nascendo assim a primeira panqueca. Alguns anos mais tarde, os franceses apelidaram-na de crepe. Depois esta iguaria espalhou-se pelo mundo e foram criadas várias versões. A panqueca alta e fofa e servida ao pequeno-almoço foi introduzida pelos americanos.

Actualmente e aqui em Portugal, adoptámos ambos: o crepe, mais fino e mais largo e a panqueca, mais alta, fofa e mais pequena.

As panquecas

Este hábito de termos panquecas na nossa mesa é algo bastante recente. Os crepes eram mais habituais, mas maioritariamente servidos apenas como sobremesa. Ao pequeno-almoço era servido um pão ou torrada com leite ou café. Ou mais tarde os cereais. As panquecas começaram a ganhar um papel de destaque na nossa mesa, há relativamente poucos anos.

Hoje em dia é um prato bastante popular. Tanto as que fazemos em casa como as podemos encontrar em restaurantes de brunches, por exemplo.

Actualmente também já existem inúmeras receitas de panquecas. Umas mais gulosas e outras mais saudáveis mas igualmente deliciosas.

Porquê que as panquecas se tornaram tão populares?

Eu acredito que a versatilidade é o ponto principal. Além de já terem sido criadas imensas receitas, a quantidade de toppings diferentes que podemos usar é também enorme. Há para todos os gostos. Desde salgadas ou doces, ou então recheadas ou com cobertura. Por outro lado, podemos comê-las tanto quentes como frias. Perfeitas quer para comer em casa como para levar na lancheira para o trabalho. Outro grande ponto positivo, é que podemos prepara-las antecipadamente e congelá-las.

Estas Panquecas de aveia

Sem dúvida, que estas são as panquecas mais fáceis e simples de preparar, na história das panquecas! Não só são rápidas como só têm 3 ingredientes.

Pessoalmente, gosto bastante desta receita. Faço sempre numa quantidade maior, depois descongelo no momento de servir. Assim, sempre que não tenha por exemplo, pequeno-almoço preparado, só tenho de descongelar algumas. Entretanto, adiciono fruta, iogurte ou frutos secos e tenho uma refeição pronta em menos de 5 minutos. Descomplicar é a palavra de ordem, nunca comprometendo a minha alimentação.

panquecas simples

Quais os ingredientes que vais precisar:

  • Farinha ou flocos de aveia
  • Ovos
  • Bebida vegetal

Confessa, são mesmo poucos ingredientes, não é? E muito simples, que existem em todas as despensas. Assim, podes já ir para a cozinha para preparares as tuas panquecas.

Como preparar estas panquecas de aveia?

Este é outro ponto muito positivo nesta receita, pois são de facto muito rápidas e fáceis e preparar.

  • Em primeiro lugar, começa por colocar num liquidificador ou copo da varinha mágica todos os ingredientes;
  • Depois tritura até ficar um creme liso e sem grumos.
  • De seguida, coloca colheradas de massa numa frigideira anti-aderente preaquecida.
  • Por fim, deixa dourar de ambos os lados e serve com o teu topping preferido.

Opcionalmente, podes adicionar à massa canela, ou raspas de limão ou laranja, mirtilos ou pepitas de chocolate, por exemplo.

As minhas sugestões de toppings para estas panquecas de aveia:

Sem dúvida que poderia continuar a enumerar as variadíssimas opções. Eu gosto bastante de uma combinação mais doce, como por exemplo iogurte, mel, canela e fruta fresca.

Por outro lado, há quem prefira a versão salgada, como por exemplo uns ovos escalfados e molho holandês.

É por isto que as panquecas são uma receita tão popular. Sem dúvida que é por serem mesmo muito versáteis.

Agora, podes consultar abaixo o passo a passo bem como as quantidades em detalhe. Partilha comigo a tua torre de panquecas no instagram e diz-me se não são mesmo deliciosas.

Panquecas de aveia

Tempo Total10 minutes

Ingredientes 

  • 2 ovos
  • 60 gr farinha ou flocos de aveia
  • 70 ml bebida vegetal de amêndoa

Instruções

  • Junta todos os ingredientes num liquidificador ou no copo da varinha mágica e tritura até ficar um creme liso e sem grumos.
  • Aquece uma frigideira anti-aderente e pincela com um pouco de azeite ou óleo de coco.
  • Coloca colheradas de massa na frigideira e deixa cozinhar até começar a ganhar bolhinhas. Vira com a ajuda de uma espátula e deixa cozinhar mais um minuto.
  • Repete o processo para a restante massa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Recipe Rating




Artigos que podes gostar

organizar despensa
Salada de pêssego e feta
planear refeições

Newsletter

Junta-te a esta comunidade para ter dicas semanais sobre planeamento e preparação de refeições.
Recebe ainda todas as novidades em primeira mão :)